AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
São Paulo, – Forças israelenses lançaram mísseis contra a capital do Iêmen, Sanaa, na manhã deste domingo, em resposta a disparos de projéteis efetuados pelos rebeldes houthis contra território israelense. De acordo com veículos de comunicação controlados pelo grupo, os bombardeios deixaram pelo menos duas pessoas mortas e outras cinco feridas.
Segundo o Exército de Israel, os alvos incluíram um complexo militar que abriga o palácio presidencial, duas usinas de energia e um depósito de combustível. Em nota, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que a operação foi motivada por “ataques repetidos” dos houthis, que nos últimos dias lançaram mísseis terra-terra e veículos aéreos não tripulados (UAVs) em direção ao país.
Na sexta-feira (26), os houthis disseram ter disparado um míssil balístico contra Israel em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza. Um oficial da Força Aérea israelense declarou neste domingo que o artefato provavelmente carregava múltiplas submunições, projetadas para explodir no impacto. De acordo com o militar, foi a primeira vez que esse tipo de míssil partiu do Iêmen.
Alinhado ao Irã, o movimento houthi intensificou ataques a navios no Mar Vermelho e lançamentos de foguetes contra Israel desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023. A maioria dos projéteis foi interceptada, mas Tel Aviv vem respondendo com bombardeios a áreas sob controle houthi, como o porto de Hodeidah.
Imagem: yeowatzup via infomoney.com.br
Abdul Qader al-Murtada, alto dirigente do grupo, afirmou nas redes sociais que os ataques deste domingo visaram “construir uma falsa imagem de vitória”. Ele reiterou que os houthis não deixarão de apoiar “os irmãos em Gaza”, independentemente dos custos.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita