...

Negociador chinês Li Chenggang vai a Washington em meio à trégua tarifária

Imagem destacada - Negociador chinês Li Chenggang vai a Washington em meio à trégua tarifária

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O representante de comércio internacional da China, Li Chenggang, viajará a Washington nesta semana para encontros com autoridades dos Estados Unidos, informou um porta-voz do governo norte-americano nesta segunda-feira (25). A visita ocorre enquanto Pequim e Washington buscam definir os próximos passos após a recente prorrogação da trégua tarifária.

Segundo o porta-voz, Li poderá se reunir com funcionários de nível adjunto do governo dos EUA. A passagem pela capital norte-americana, porém, não faz parte de uma rodada formal de negociações.

Uma fonte ligada à administração dos EUA disse que não há reunião prevista entre Li e o representante comercial norte-americano, Jamieson Greer, e ressaltou que a ida do negociador chinês não foi solicitada por Washington.

Para o governo americano, os principais interlocutores do diálogo econômico permanecem o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, considerado o “czar” da economia de Pequim, e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.

Os mercados acompanham de perto se a extensão da trégua tarifária, anunciada em 11 de agosto, se tornará permanente ou se o presidente Donald Trump retomará a escalada com novas tarifas sobre produtos chineses. O acordo prorrogou por 90 dias as taxas de 30% impostas pelos EUA sobre importações da China e de 10% aplicadas por Pequim a bens americanos.

Negociador chinês Li Chenggang vai a Washington em meio à trégua tarifária - Imagem do artigo original

Imagem: Tomohiro Ohsumi via valor.globo.com

A decisão foi costurada no fim de julho, em Estocolmo, durante reunião liderada por He e Bessent, que contou com a participação de Li e Greer.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.