AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A Louis Vuitton apresentou em Londres, no apartamento do quarto andar de sua loja principal na cidade, a primeira coleção de cosméticos da marca. A linha, batizada de La Beauté Louis Vuitton, reúne 55 batons, 10 balms labiais e oito paletas de sombras que poderão ser adquiridos mundialmente a partir de 29 de agosto.
O desenvolvimento, iniciado há cinco anos, foi conduzido em colaboração com a maquiadora britânica Pat McGrath, nomeada diretora criativa de cosméticos da grife. Em 2021, McGrath recebeu o título de “Dame” do governo britânico, tornando-se a primeira maquiadora a obter a honraria. Com mais de 20 anos de trabalho nos bastidores dos desfiles da Louis Vuitton, ela afirma que o objetivo foi criar “produtos que ninguém queira largar”, adaptados a “todo momento, humor e ocasião”.
A estética das embalagens leva a assinatura do designer alemão Konstantin Grcic, que incorporou a icônica flor LV e apostou em acabamentos dourados. Os batons, oferecidos nas versões matte e acetinada, variam de vermelhos vibrantes a tons nude. Já as paletas apresentam quatro variações de uma mesma cor, sempre com uma opção cintilante, e podem ser recarregadas por meio de um botão com o logo LV na base.
Entre os destaques, o batom Monogram Rouge homenageia o monograma da casa, enquanto Rose Eugénie faz referência à imperatriz Eugénie, uma das primeiras clientes da marca. A paleta Beige Memento, em tons de caramelo, também evoca o símbolo da grife. Os preços anunciados são de 120 para batons e balms, 190 para paletas de sombras e 860 para o pincel incluso em um kit.
Segundo a consultoria Fortune Business Insights, o mercado global de maquiagem deve crescer quase US$ 25 bilhões até 2032. Em meio à desaceleração das vendas de moda — a LVMH, controladora da Louis Vuitton, registrou queda de 9% em moda e artigos de couro recentemente —, grandes marcas têm investido em beleza. A Louis Vuitton já havia relançado sua divisão de fragrâncias em 2016, superando as expectativas de vendas.
Imagem: Florent TanetPublishedAugust via ft.com
Para se diferenciar no segmento competitivo, a nova linha aposta em embalagens sem plástico, refiláveis, e em fórmulas testadas em todos os tons de pele. “Quisemos criar cores às quais as pessoas recorram diariamente”, explicou McGrath, que foi pioneira ao lançar bases inclusivas em sua própria marca.
Planos de expansão da coleção ainda não foram divulgados, mas McGrath indicou que uma continuação é provável. “Quando se olha para maquiagem, é como estar em uma loja de doces”, disse a maquiadora.
Com informações de Financial Times