AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (13) ter encaminhado, na véspera, uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o a participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para novembro em Belém (PA).
Segundo Lula, o encontro no Brasil será “a COP da verdade”. “A COP30 vai ser a COP do que nós queremos cobrar dos governantes do mundo, se eles acreditam ou não no que os cientistas falam de que o mundo está passando por gravíssimos problemas”, declarou.
O chefe do Executivo acrescentou que os líderes precisarão manifestar publicamente se reconhecem a necessidade de evitar que a temperatura global suba além de 1,5ºC. “Eles vão ter que dizer se acreditam ou não nos problemas que nós estamos tendo no clima no mundo inteiro. Porque, a partir daí, nós vamos tomar decisões”, frisou.
Lula deu as declarações durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), realizada no Palácio do Planalto. No mesmo evento, o presidente sustentou que as nações ricas acumulam uma dívida anual superior a US$ 1,3 trilhão em razão das mudanças climáticas.
Imagem: Ricardo Stuckert via infomoney.com.br
Ao abordar a proteção da floresta amazônica, Lula destacou que, “embaixo de cada copa daquela árvore, mora um extrativista, um indígena, um pescador, um pequeno trabalhador rural que precisam sobreviver”.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita