...

Lula defende multilateralismo e critica postura unilateral de Trump em cúpula da OTCA

Imagem destacada - Lula defende multilateralismo e critica postura unilateral de Trump em cúpula da OTCA

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (22) que a governança mundial depende do fortalecimento do multilateralismo e da cooperação entre países, e não de decisões unilaterais “como faz o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump”. A declaração foi feita em Bogotá, na Colômbia, durante a Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Lula informou ter enviado uma carta pessoal a Trump convidando-o para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Segundo o chefe do Executivo, convites semelhantes serão encaminhados a outros líderes mundiais.

“Cada presidente vai receber uma carta assinada por mim, não eletrônica, para que demonstrem se tratarão essa COP com seriedade”, destacou. O presidente acrescentou que, diante de uma possível falta de compromisso, será necessário “pensar o que fazer daqui pra frente para cuidar do planeta”.

Ao discursar na cúpula, Lula também criticou países que, segundo ele, poluíram historicamente o meio ambiente e agora tentam impor modelos que “não nos servem”. De acordo com o presidente, esses governos utilizam o combate ao desmatamento como justificativa para práticas protecionistas e invocam o enfrentamento ao crime para violar a soberania de outras nações.

Lula defende multilateralismo e critica postura unilateral de Trump em cúpula da OTCA - Imagem do artigo original

Imagem: valor.globo.com

A reunião em Bogotá reúne chefes de Estado e representantes dos oito países que integram a OTCA – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – para discutir ações conjuntas de preservação da floresta amazônica e desenvolvimento sustentável na região.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.