AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Uma articulação realizada na noite de terça-feira (19) mudou o comando da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, instalada na manhã desta quarta-feira (20) no Congresso Nacional.
Até o fim do dia 19, líderes da Câmara e do Senado haviam acertado que o senador Omar Aziz (PSD-AM) presidiria o colegiado e que o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) ficaria com a relatoria. No entanto, a sessão de instalação confirmou outro arranjo: o senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente e o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) indicado relator.
Como ocorreu a virada
A mudança foi costurada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Segundo ele, durante reunião com parlamentares do PL, analisou-se a possibilidade de apresentar uma chapa alternativa por receio de que a comissão fosse “cooptada pelo governo”.
O plano foi alinhado com Carlos Viana e com o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN). Ainda naquela noite, integrantes do grupo procuraram presidentes de partidos e conseguiram apoio suficiente para vencer a disputa na manhã seguinte.
Imagem: infomoney.com.br
Após a eleição, Cavalcante afirmou que a vitória “não é só da oposição, é do Brasil” e declarou que o objetivo da CPMI é responsabilizar quem tiver desviado recursos de aposentados.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita