...

Manobra da oposição altera comando da CPMI do INSS em cima da hora

Imagem destacada - Manobra da oposição altera comando da CPMI do INSS em cima da hora

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Uma articulação realizada na noite de terça-feira (19) mudou o comando da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, instalada na manhã desta quarta-feira (20) no Congresso Nacional.

Até o fim do dia 19, líderes da Câmara e do Senado haviam acertado que o senador Omar Aziz (PSD-AM) presidiria o colegiado e que o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) ficaria com a relatoria. No entanto, a sessão de instalação confirmou outro arranjo: o senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente e o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) indicado relator.

Como ocorreu a virada

A mudança foi costurada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Segundo ele, durante reunião com parlamentares do PL, analisou-se a possibilidade de apresentar uma chapa alternativa por receio de que a comissão fosse “cooptada pelo governo”.

O plano foi alinhado com Carlos Viana e com o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN). Ainda naquela noite, integrantes do grupo procuraram presidentes de partidos e conseguiram apoio suficiente para vencer a disputa na manhã seguinte.

Manobra da oposição altera comando da CPMI do INSS em cima da hora - Imagem do artigo original

Imagem: infomoney.com.br

Após a eleição, Cavalcante afirmou que a vitória “não é só da oposição, é do Brasil” e declarou que o objetivo da CPMI é responsabilizar quem tiver desviado recursos de aposentados.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.