...

Senado argentino amplia orçamento de universidades e derruba decretos, impondo derrota a Milei

Imagem destacada - Senado argentino amplia orçamento de universidades e derruba decretos, impondo derrota a Milei

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O governo do presidente argentino, Javier Milei, sofreu um revés no Congresso na noite de quinta-feira (data do fato), quando o Senado aprovou o aumento de recursos para universidades públicas e rejeitou cinco decretos presidenciais que previam redução da estrutura estatal.

Com maioria oposicionista, a câmara alta deu sinal verde a um projeto que reforça o financiamento das universidades nacionais e reajusta os salários de seus funcionários. Os senadores também discutiram a destinação de mais verbas ao setor de saúde ao declarar emergência pediátrica por dois anos.

Milei, que assumiu em dezembro de 2023 com uma agenda de austeridade para conter a inflação, já havia avisado que vetaria qualquer proposta capaz de elevar gastos federais. “A universidade pública argentina é parte de nossa identidade nacional, e defendê-la é uma decisão para o futuro”, afirmou a senadora opositora Alejandra Vigo, da aliança peronista.

A votação marcou mais um embate entre o Executivo e o Legislativo, onde o governo é minoria nas duas casas. Na véspera, deputados da oposição reuniram votos suficientes para anular veto presidencial relacionado ao aumento de subsídios para pessoas com deficiência.

Milei criticou o Congresso durante evento com empresários, dizendo que os parlamentares “respondem apenas aos próprios interesses” e querem “a falência do Estado nacional”.

Com as decisões desta semana, o Executivo precisará avaliar novos vetos ou caminhos legais para manter sua estratégia de ajuste fiscal.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.