...

Motta descarta anistia a acusados de tramar assassinatos e admite rever penas de envolvidos menores

Imagem destacada - Motta descarta anistia a acusados de tramar assassinatos e admite rever penas de envolvidos menores

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou na manhã desta quinta-feira, 14, que não há clima na Casa para aprovar anistia a investigados que, segundo as denúncias, teriam planejado assassinatos no contexto dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Em entrevista à GloboNews, Motta destacou que somente casos de participação periférica encontram receptividade para discussão. “Não vejo dentro da Casa um ambiente para, por exemplo, anistiar quem planejou matar pessoas”, declarou. Ele ponderou, porém, que há disposição para rever punições consideradas excessivas contra quem “não teve papel central” e acabou condenado a penas longas pela soma dos delitos.

Segundo o parlamentar, uma eventual mudança na legislação poderia permitir progressão de regime a esses condenados, possibilitando que deixem o regime fechado e passem ao semiaberto. “Muitas dessas pessoas já cumpriram parte da pena”, observou.

Motta avaliou que a preocupação com sentenças “exageradas” reúne apoio de bancadas do centro político e poderia resultar em um projeto alternativo, distinto da anistia ampla defendida por setores da oposição. “Penso que talvez tenha um ambiente melhor entre os partidos de Centro”, comentou.

Motta descarta anistia a acusados de tramar assassinatos e admite rever penas de envolvidos menores - Imagem do artigo original

Imagem: infomoney.com.br

Na semana anterior, oposicionistas chegaram a ocupar o plenário da Câmara para pressionar pela anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O presidente da Casa afirmou que não cederá a “chantagens”, mas tampouco rejeitará pautas apoiadas por qualquer bloco. “O que tiver voto e apoio deverá ir ao plenário”, concluiu.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.