...

ONS adia divulgação de dados de vendas no varejo por duas semanas após questionar qualidade

Imagem destacada - ONS adia divulgação de dados de vendas no varejo por duas semanas após questionar qualidade

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Londres – O Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido (ONS, na sigla em inglês) adiou em duas semanas a publicação de suas estatísticas mensais de vendas no varejo para realizar “verificações adicionais de qualidade”, informou o órgão nesta sexta-feira.

Os números, que seriam divulgados hoje, ficarão para 5 de setembro, também uma sexta-feira. O ONS pediu desculpas “por qualquer inconveniente” causado pelo adiamento.

Os dados de vendas no varejo são acompanhados de perto porque servem de termômetro do consumo das famílias. Quando indicam aumento nos gastos, sinalizam possível expansão da atividade econômica.

Informações produzidas pelo ONS embasam decisões do Banco da Inglaterra sobre juros e orientam políticas de arrecadação e gasto do governo, conduzidas pela chanceler Rachel Reeves.

Críticas crescentes

O adiamento ocorre em meio a questionamentos sobre a confiabilidade das estatísticas oficiais. Em junho, o ONS reconheceu ter superestimado a inflação de abril após receber dados incorretos sobre imposto de circulação de veículos do Departamento de Transportes.

Robert Wood, economista-chefe para o Reino Unido na Pantheon Macroeconomics, afirmou que “todos os números do ONS agora precisam ser vistos com suspeita”, embora considere “correta” a decisão de suspender a divulgação para reanalisar os dados.

ONS adia divulgação de dados de vendas no varejo por duas semanas após questionar qualidade - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Nas redes sociais, o ex-integrante do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra Andrew Sentance classificou o novo atraso como “um caos total”.

Uma revisão governamental publicada em junho apontou “problemas arraigados” na agência, citando falhas de planejamento e tomada de decisão. O ONS disse, à época, acolher as conclusões do relatório. No mês passado, Sir Robert Chote deixou a presidência da Autoridade de Estatísticas do Reino Unido, que supervisiona o órgão, alegando ser necessária “nova liderança” para restaurar a confiança nos números oficiais.

O novo calendário prevê a divulgação das estatísticas de vendas no varejo em 5 de setembro.

Com informações de BBC News

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.