AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Um grupo de 20 deputados estaduais mineiros divulgou, no domingo (17), uma carta aberta em que acusa o governador Romeu Zema (Novo) de deixar de lado os problemas de Minas Gerais para dedicar-se à construção de uma pré-candidatura à Presidência da República.
A manifestação partiu do Bloco Democracia e Luta, que reúne parlamentares de PT, PC do B, Psol, Rede e PV. No documento, os deputados afirmam que, após quase sete anos no comando do Estado, Zema tenta projetar a imagem de “político inovador” com base em ações de marketing e um orçamento publicitário estimado em R$ 147 milhões.
Conteúdo do Artigo
TogglePrincipais críticas
O texto elenca uma série de apontamentos contra a gestão estadual:
- corte de combustíveis para viaturas policiais;
- tentativa de privatizar escolas e abandono da rede de ensino público;
- hospitais sem condições de atendimento e negligência na área da saúde;
- redução de R$ 1 bilhão em recursos destinados ao combate à pobreza;
- estradas deterioradas enquanto obras favoreceriam “interesses pessoais”.
Os parlamentares também acusam o governador de ter autorizado um reajuste de 300% em seu próprio salário, contraste com o aumento de 3% concedido a servidores públicos. Além disso, mencionam gastos com bufês de luxo e isenções fiscais bilionárias para grandes empresas.
Relações internacionais
A carta questiona ainda a postura de Zema em assuntos externos. Segundo os deputados, o governador elogiou medidas de um presidente estrangeiro que ameaçariam a soberania do Brasil e adotou posição hostil ao Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Dados citados pelo grupo, atribuídos à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), indicam que essa postura pode colocar em risco até 187 mil empregos relacionados às exportações mineiras para países do bloco.
Imagem: infomoney.com.br
No encerramento, os signatários fazem um apelo para que Minas Gerais “não seja usada como trampolim de ambições pessoais” e afirmam que o que não for bom para o Estado “nunca será bom para o País”.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita