AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Brasília, 20 de agosto de 2025 – A instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terminou com surpresa nesta quarta-feira. Por 17 votos a 14, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi escolhido presidente do colegiado, desbancando a expectativa de que Omar Aziz (PSD-AM) ocuparia o cargo.
A virada ocorreu após o senador Eduardo Girão (Novo-CE) retirar sua candidatura e declarar apoio a Viana, unificando os votos da oposição ao Palácio do Planalto. Com a vitória, o novo presidente anunciou imediata alteração na relatoria.
O posto, que seria assumido pelo deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), passou para o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A mudança consolida a influência do grupo oposicionista nos principais assentos da investigação parlamentar.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente da CPMI, Viana afirmou que pedirá responsabilização “sem distinção de governos” para os envolvidos em supostos desvios no INSS.
Imagem: Roque de Sá via valor.globo.com
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita