...

Oposição elege Carlos Viana para presidir CPI do INSS e relatoria muda de mãos

Imagem destacada - Oposição elege Carlos Viana para presidir CPI do INSS e relatoria muda de mãos

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Brasília, 20 de agosto de 2025 – A instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terminou com surpresa nesta quarta-feira. Por 17 votos a 14, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi escolhido presidente do colegiado, desbancando a expectativa de que Omar Aziz (PSD-AM) ocuparia o cargo.

A virada ocorreu após o senador Eduardo Girão (Novo-CE) retirar sua candidatura e declarar apoio a Viana, unificando os votos da oposição ao Palácio do Planalto. Com a vitória, o novo presidente anunciou imediata alteração na relatoria.

O posto, que seria assumido pelo deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), passou para o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A mudança consolida a influência do grupo oposicionista nos principais assentos da investigação parlamentar.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da CPMI, Viana afirmou que pedirá responsabilização “sem distinção de governos” para os envolvidos em supostos desvios no INSS.

Oposição elege Carlos Viana para presidir CPI do INSS e relatoria muda de mãos - Imagem do artigo original

Imagem: Roque de Sá via valor.globo.com

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.