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Passageiros processam Delta e United nos EUA por cobrarem “assentos na janela” sem janela

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Passageiros entraram com ações coletivas contra a Delta Air Lines e a United Airlines nos Estados Unidos, alegando terem pago valores adicionais por assentos classificados como “na janela” que, na prática, não tinham janelas.

Os processos foram protocolados nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025. A queixa contra a United foi apresentada ao tribunal federal de San Francisco, enquanto a ação contra a Delta foi aberta no tribunal federal do Brooklyn, em Nova York.

As ações buscam indenizações de milhões de dólares para mais de 1 milhão de clientes de cada companhia. Segundo os autores, determinados modelos — Boeing 737, Boeing 757 e Airbus A321 — incluem fileiras que, por causa da instalação de dutos de ar-condicionado, conduítes elétricos ou outros componentes, não contam com janela, embora ocupem a posição onde normalmente haveria uma abertura na fuselagem.

De acordo com as petições, Delta e United não identificam esses lugares no momento da reserva, ao contrário de concorrentes como Alaska Airlines e American Airlines, mas ainda assim cobram taxas extras que podem chegar a centenas de dólares.

Os passageiros afirmam que não teriam escolhido esses assentos, “muito menos pago a mais por eles”, caso soubessem da ausência de janela. As queixas utilizam linguagem semelhante nos processos contra cada empresa.

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Imagem: valor.globo.com

A Delta, sediada em Atlanta, e a United, com sede em Chicago, não responderam imediatamente aos pedidos de comentário sobre as acusações.

Com informações de Valor Econômico

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