...

Passagens aéreas, carros novos e gasolina puxam queda de 0,47% nos transportes do IPCA-15 de agosto

Imagem destacada - Passagens aéreas, carros novos e gasolina puxam queda de 0,47% nos transportes do IPCA-15 de agosto

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O grupo Transportes registrou recuo de 0,47% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho, o segmento havia avançado 0,67%.

A retração foi influenciada principalmente pelos seguintes itens:

  • Passagens aéreas: -2,59%
  • Automóvel novo: -1,32%
  • Gasolina: -1,14%

Entre os combustíveis, houve queda média de 1,18%, com recuos em óleo diesel (-0,20%), gás veicular (-0,25%) e etanol (-1,98%).

A política de gratuidade aos domingos e feriados também impactou o índice. O metrô de Brasília apresentou variação de 0,19% e os ônibus urbanos subiram 0,49%, influenciados por Brasília (2,80%) e Belém (6,68%). Em Curitiba, houve redução de tarifa dominical de 2,94%.

Passagens aéreas, carros novos e gasolina puxam queda de 0,47% nos transportes do IPCA-15 de agosto - Imagem do artigo original

Imagem: valor.globo.com

No serviço de táxi, a alta de 0,63% refletiu reajustes médios de 24,53% em Belém, em vigor desde 12 de agosto, e de 12,37% em São Paulo, aplicados a partir de 11 de agosto.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.