AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Quase metade dos brasileiros (48%) considera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores adotam a postura mais adequada diante do aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos a produtos nacionais, segundo levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025.
Para 28% dos entrevistados, quem age de forma mais correta é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. Outros 15% afirmam que nenhum dos dois grupos tem a melhor conduta na crise comercial.
Conteúdo do Artigo
TogglePercepção sobre a atuação de Lula
O instituto apurou ainda que 49% dos participantes enxergam Lula defendendo os interesses do país ao contestar as medidas do governo de Donald Trump e adotar discurso de soberania nacional. Em contrapartida, 41% avaliam que o presidente aproveita o episódio para se autopromover.
Avaliação do governo
A pesquisa aponta queda na taxa de desaprovação do governo pelo segundo mês consecutivo, agora em 51%. Já a aprovação chegou a 46%, o maior percentual registrado desde janeiro deste ano.
De acordo com a Genial/Quaest, a reação de Lula às medidas de Trump e a percepção de desaceleração dos preços dos alimentos contribuíram para a melhora nos índices de apoio.
Imagem: Adriano Machado via valor.globo.com
Metodologia
Foram realizadas 12.150 entrevistas entre quinta-feira, 13, e domingo, 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita