...

Petróleo fecha em alta com estoques menores nos EUA e impasse entre Rússia e Ucrânia

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Os contratos futuros de petróleo subiram com força nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025, impulsionados pela queda nos estoques norte-americanos e pela ausência de um acordo de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, cenário que pode resultar em novas sanções contra o petróleo russo.

Na Intercontinental Exchange (ICE), o Brent para entrega em outubro avançou 1,24%, encerrando a sessão a US$ 67,67 por barril. Já o WTI para o mesmo mês ganhou 1,29% e fechou a US$ 63,52 o barril na New York Mercantile Exchange (Nymex).

Relatório semanal da Agência Internacional de Energia (AIE) apontou retração de 6 milhões de barris nos estoques de petróleo bruto dos Estados Unidos, que caíram para 420,7 milhões de barris na semana passada. A redução dos estoques contribuiu para sustentar os preços.

Segundo Ole Hansen, estrategista-chefe de commodities do Saxo Bank, a combinação entre a diminuição dos estoques, o risco de sanções adicionais e as incertezas envolvendo o conflito no Leste Europeu oferece um piso para as cotações no curto prazo.

Petróleo fecha em alta com estoques menores nos EUA e impasse entre Rússia e Ucrânia - Imagem do artigo original

Imagem: Marc Morrison via valor.globo.com

Operadores também monitoraram o estreitamento das relações comerciais entre Rússia e Índia. Os chanceleres dos dois países reuniram-se em Moscou e concordaram em fortalecer a parceria econômica, movimento interpretado como reação às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as compras indianas de petróleo russo.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.