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A Polícia de Lancashire, no noroeste da Inglaterra, divulgou orientações para que vendedores cumprimentem os clientes nos primeiros três a cinco segundos após a entrada na loja como forma de desencorajar furtos.
De acordo com o guia on-line “Securing your shop from shoplifters”, publicado dentro da operação Vulture, pessoas que pretendem roubar analisam o tempo que levam para ser abordadas por um funcionário. “Ao saudar compradores legítimos, além de gerar uma impressão positiva, o contato imediato também afugenta potenciais infratores”, afirma o documento.
O alerta ocorre em meio ao aumento dos casos de furto em estabelecimentos comerciais na Inglaterra e no País de Gales. Dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) indicam 530.643 ocorrências registradas até março, alta de 20% em relação ao ano anterior e o maior número desde o início da série histórica, há duas décadas.
Tom Ironside, diretor da Associação Britânica de Varejo, classificou o cenário como “fora de controle” e destacou que os furtos geram violência contra funcionários e prejuízos estimados em 2,2 bilhões de libras anuais para lojistas e consumidores.
Orientações de segurança
O material da Polícia de Lancashire recomenda que, caso se sintam desconfortáveis, funcionários mantenham distância segura, ofereçam ajuda ou um cesto ao suspeito e, em seguida, acionem um gerente ou segurança. As autoridades alertam para a possibilidade de reação agressiva ao ser abordado.
Imagem: bbc.com
O guia também observa que estabelecimentos com apenas um funcionário são alvos frequentes, sugerindo a presença de mais colaboradores treinados para identificar comportamentos suspeitos. A operação Vulture inclui patrulhas em áreas críticas, maior visibilidade policial e parceria com o setor varejista para mapear crimes e identificar autores.
Com informações de BBC News
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