...

Polícia Federal indica Allan dos Santos por desobediência e crimes contra a honra

Imagem destacada - Polícia Federal indica Allan dos Santos por desobediência e crimes contra a honra

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

A Polícia Federal (PF) indiciou o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos pelos crimes de desobediência, incitação ao crime, difamação e injúria. O indiciamento está em relatório encaminhado nesta quarta-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, foram reunidos indícios que incluem mensagens falsas e ofensivas, manipulação de conteúdo, insultos reiterados, criação de perfis sucessivos para driblar decisões judiciais e publicações que estimulam terceiros a praticar crimes. O conjunto de provas foi classificado como “robusto” no documento enviado ao Supremo.

Agora, caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresenta denúncia formal contra o blogueiro. O inquérito é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Perfis sucessivos nas redes

Conforme o relatório, Allan dos Santos já teve dezenas de contas retiradas do ar por ordem judicial, mas continuou abrindo novos perfis. A PF identificou um perfil na rede social X anunciado como o 47º criado por ele. Para os investigadores, essa conduta caracteriza desobediência a decisão judicial de bloqueio.

Prisão decretada e extradição pendente

O STF decretou a prisão de Allan dos Santos pela primeira vez em 2021, a pedido da PF, por suspeita de integrar organização criminosa, praticar crimes contra a honra, incitar crimes, cometer preconceito e lavar dinheiro. Em 2023, uma nova ordem de prisão foi expedida após ataques do blogueiro a membros da própria PF, considerados obstrução de justiça. Desde 2021, o investigado é considerado foragido.

O Ministério da Justiça solicitou sua extradição aos Estados Unidos ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas as autoridades norte-americanas não se pronunciaram até o momento e pediram informações adicionais sobre os delitos atribuídos ao brasileiro.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.