...

PT acusa Donald Trump de ameaçar soberania do Brasil e cita envio de tropas dos EUA à região

Imagem destacada - PT acusa Donald Trump de ameaçar soberania do Brasil e cita envio de tropas dos EUA à região

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou no sábado, 23, uma resolução política em que aponta o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como responsável por uma ofensiva contra a soberania brasileira.

Segundo o documento, o país enfrenta “um ataque profundo à sua soberania” articulado por Trump “em nome de sua política imperialista e de extrema-direita”. O texto afirma que a ação envolve dimensões econômicas, políticas e estratégicas.

Risco militar citado

A resolução menciona o deslocamento de tropas norte-americanas para a América do Sul. Fontes militares teriam informado sobre o envio de até três destróieres lançadores de mísseis em direção à Venezuela, além do grupo anfíbio Iwo Jima, com 4.500 marinheiros, e da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais, composta por 2.200 soldados.

Entre os pontos apontados pelo partido como ameaças estão possíveis questionamentos à soberania sobre o arquipélago de Fernando de Noronha, a utilização da Base Aérea de Parnamirim (RN), além de suposto monitoramento de cientistas brasileiros, ataques ao sistema de pagamentos Pix e investidas contra reservas de terras raras.

Componente eleitoral

No entendimento da legenda, a ofensiva teria também objetivo eleitoral. “O que Trump e seus aliados da direita brasileira pretendem, e não terão êxito, é derrotar, nas eleições de 2026, o projeto de desenvolvimento nacional que estamos consolidando sob a liderança do presidente Lula”, diz o texto.

A sigla sustenta ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro e lideranças políticas alinhadas à direita apoiam sanções defendidas por Trump contra o Brasil, postura classificada como “antipatriótica”.

Resposta do governo Lula

O documento relaciona as supostas pressões externas às medidas anunciadas recentemente pelo Executivo, como liberação de crédito emergencial e estímulos à diversificação de mercados, ações que o PT considera demonstrações de “compromisso e eficácia”.

Alianças em defesa da democracia

A resolução conclui com um apelo à construção de alianças amplas. Para o partido, a defesa da soberania e da democracia “não é tarefa apenas do PT e da esquerda, mas de toda a sociedade brasileira”.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.