AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Rússia e Ucrânia realizaram neste domingo (24) uma troca de 146 prisioneiros de guerra, anunciou o Ministério da Defesa russo em mensagem no Telegram. A intervenção diplomática dos Emirados Árabes Unidos viabilizou o acordo.
De acordo com Moscou, os militares russos libertados foram levados a Belarus, onde recebem atendimento médico e psicológico antes de seguirem para a Rússia. Entre os repatriados estão oito civis da região de Kursk.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comentou a operação em redes sociais: “Hoje, nosso povo está voltando para casa. Guerreiros das Forças Armadas, da Guarda Nacional, do Serviço de Proteção à Fronteira e civis. A maioria foi capturada em 2022”.
O Centro de Coordenação para o Tratamento de Prisioneiros de Guerra da Ucrânia informou que, no total, oito civis e militares regressaram ao território ucraniano. Um dos libertados é o jornalista Dmytro Khyliuk, detido na região de Kiev em março de 2022, poucas semanas após o início da invasão russa.
Imagem: valor.globo.com
A agência estatal dos Emirados Árabes Unidos, WAM, destacou que o número de prisioneiros russos e ucranianos libertados por meio de 17 mediações conduzidas pelo país chegou a 4.641.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita