...

Senado aprova bônus a servidores do INSS para acelerar análise de benefícios

Imagem destacada - Senado aprova bônus a servidores do INSS para acelerar análise de benefícios

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12) a Medida Provisória 1.296/2025, que institui um programa de incentivo financeiro a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o objetivo de reduzir a fila de concessão e revisão de benefícios previdenciários e assistenciais.

Como a medida perderia a validade ainda hoje, o texto segue agora para sanção presidencial. A Câmara dos Deputados já havia dado aval à proposta na semana passada.

Pagamentos por produtividade

O programa prevê:

  • R$ 68,00 por processo analisado para servidores do INSS;
  • R$ 75,00 por perícia ou análise para servidores da perícia médica.

A iniciativa tem duração prevista até 15 de abril de 2026, com possibilidade de prorrogação até 31 de dezembro do próximo ano.

Destaque rejeitado

Durante a votação, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou destaque para retirar da MP o trecho relacionado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), alegando risco de prejuízos aos beneficiários. Após acordo entre líderes, a sugestão foi rejeitada.

Relatora da proposta, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou que o foco da medida é diminuir a fila de aproximadamente 2 milhões de pedidos na autarquia. “Não é possível que esse país tenha 2 milhões de pessoas em uma fila para adquirir uma coisa que ele tem direito”, declarou.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.