AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira (data do anúncio) que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 ocorrerá em 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, capital norte-americana.
A declaração foi feita em transmissão ao vivo a partir do Salão Oval da Casa Branca, com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e do vice-presidente americano James D. Vance. Trump destacou que o evento abrirá “o maior e mais complexo conjunto de competições da história do esporte”.
Nos últimos dias, veículos de imprensa dos EUA apontavam Las Vegas como provável sede do sorteio. A escolha por Washington atendeu a um pedido direto do presidente, que pretende participar mais ativamente da cerimônia.
Durante o anúncio, Trump brincou com o nome do local. “Algumas pessoas o chamam de Trump Kennedy Center, mas ainda não estamos prontos para isso”, afirmou, arrancando risadas de Infantino e de Vance.
Formato do torneio e seleções já classificadas
A edição de 2026 marcará a expansão da Copa para 48 seleções e será compartilhada por Estados Unidos, Canadá e México. Serão 12 grupos de quatro equipes. Avançam para a fase seguinte os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados; a partir daí, o mata-mata segue em jogo único até a final.
Além dos países-sede, outras 10 seleções já garantiram vaga: Brasil, Argentina, Equador, Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália e Nova Zelândia.
Comparações e troféus
Trump comparou a próxima Copa a “vários Super Bowls em um curto período” e disse que algumas partidas poderão superar a final da NFL em audiência e importância.
Imagem: REUTERS via infomoney.com.br
Sobre a mesa do presidente estava a taça da Copa. Com a permissão de Infantino, ele ergueu o troféu e perguntou se poderia ficar com a peça, que descreveu como “uma bela peça de ouro”. No mês anterior, ao fim do Mundial de Clubes disputado nos EUA, Trump recebera de presente o troféu original da competição, atualmente exposto no Salão Oval.
Convite para a final
Ao término da transmissão, Infantino convidou oficialmente Trump para assistir à decisão da Copa em 19 de julho de 2026, em Nova Jersey, e entregou um ingresso simbólico de grandes dimensões.
Com o cronograma do sorteio confirmado, a Fifa inicia a contagem regressiva para a definição de grupos e confrontos do primeiro Mundial com 48 participantes.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita