AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Olinda (PE) – Cayo Lucas, 21 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (25) em Olinda por suspeita de ameaçar de morte o youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca. A detenção ocorreu durante ação conjunta da Polícia Civil de São Paulo e da Polícia Civil de Pernambuco.
No momento da abordagem, Cayo estava acompanhado de outro homem, identificado como Paulo Vinícius. Dentro do imóvel, os agentes encontraram o computador do investigado ligado e com acesso aberto à plataforma de Segurança Pública do Estado de Pernambuco. O equipamento será submetido à perícia.
Após ser detido, o suspeito foi levado a uma unidade policial para a formalização dos procedimentos. Paulo Vinícius será apresentado à autoridade local.
Conteúdo do Artigo
ToggleAmeaças por e-mail e venda de material ilegal
Em publicação nas redes sociais, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que o preso, além das ameaças, comercializava material infantil em redes sociais. “A Polícia Civil de São Paulo acaba de prender em Pernambuco um indivíduo que ameaçou o youtuber Felca após as suas denúncias”, escreveu Derrite.
Na semana passada, a Justiça determinou a quebra do sigilo de um usuário de e-mail do Google suspeito de enviar mensagens intimidatórias ao influenciador. A decisão obriga o fornecimento de IPs, portas lógicas, datas e horários de acesso dos últimos seis meses, além de dados cadastrais. O não atendimento pode gerar multa diária de R$ 2 mil, limitada a R$ 100 mil.
Os e-mails continham frases como: “e ae babaca vc acha que vai fica impune […] prepara pra morrer” e “vc vai pagar com a sua vida”. As ameaças surgiram depois de Felca denunciar a adultização de crianças e adolescentes nas plataformas digitais.
Imagem: infomoney.com.br
Denúncias impulsionam debate no Congresso
Felca divulgou, em 6 de março, vídeo de 50 minutos mostrando como algoritmos sugerem conteúdo envolvendo menores. O material tem mais de 43 milhões de visualizações. O influenciador soma 17,7 milhões de seguidores no Instagram, 8,45 milhões no YouTube e 870 mil na rede X (antigo Twitter).
Após a repercussão, parlamentares aceleraram a tramitação do projeto de lei apelidado de “ECA Digital”, aprovado na Câmara dos Deputados na quarta-feira (20). A proposta trata da regulamentação das redes sociais para proteção de crianças e adolescentes.
Felca solicitou que o processo corresse em segredo de Justiça, pedido negado pelo juiz Pedro Henrique Valdevite Agostinho, que alegou prevalecer o princípio da publicidade dos atos processuais.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita