...

Tarcísio afirma que questão fiscal e trajetória da dívida são principais desafios do Brasil

Imagem destacada - Tarcísio afirma que questão fiscal e trajetória da dívida são principais desafios do Brasil

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

São Paulo – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que o maior obstáculo econômico do país é de natureza fiscal e que a atenção deve se voltar à evolução da dívida pública. A avaliação foi feita durante o painel “Reflexões sobre São Paulo e Brasil”, no evento Warren Day, realizado na capital paulista.

“No final das contas, se eu gasto muito, estou comprometendo as próximas gerações”, disse o governador. Segundo ele, despesas elevadas obrigam o governo a emitir mais dívida, pressionando juros, ou a aumentar a emissão de moeda, o que impacta a inflação. “Estamos falando de aumento de imposto, de atacar a produtividade e de não crescer”, resumiu.

Vinculações orçamentárias

Tarcísio apontou a vinculação de receitas como um dos entraves fiscais. Ele citou que a Constituição determina destinar pelo menos 25% das receitas à educação e 12% à saúde. “A população mudou, a demografia mudou. Os casais têm cada vez menos filhos, há uma curva decrescente de matrículas e, às vezes, é preciso inventar despesas para cumprir o mínimo”, afirmou. Para o governador, com o envelhecimento populacional, seria possível flexibilizar o piso da educação para reforçar a área da saúde.

Desindexação e benefícios tributários

Como segundo ponto, o governador defendeu a desindexação de despesas. “Você tem uma economia muito indexada. Algumas despesas que você aumenta provocam um buraco grande”, observou.

O terceiro item citado foi a revisão de incentivos fiscais, medida que, segundo ele, já foi implementada no Estado de São Paulo.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.