AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi o principal destaque do 65º Congresso Estadual de Municípios, promovido nesta terça-feira, 26, pela Associação Paulista de Municípios (APM). Ao lado do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), o chefe do Executivo paulista recebeu elogios públicos e anunciou novos repasses para as prefeituras.
Conteúdo do Artigo
ToggleElogios mútuos entre Tarcísio e Temer
Durante o evento, Temer aconselhou os prefeitos a seguirem o “exemplo de gestão” de Tarcísio e do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB). Em resposta, o governador afirmou ter “aprendido muito” com o ex-presidente e declarou que “o tempo e a história farão justiça” a Temer por reformas pró-mercado aprovadas em seu governo.
O gesto ocorreu um dia depois de o ex-mandatário ter sido alvo de críticas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) nas redes sociais. O parlamentar relembrou que Temer indicou Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal, em meio à discussão sobre a crise institucional envolvendo o ministro e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Anúncios para os municípios
Para agradar às lideranças locais, Tarcísio prometeu atender “ao menos uma demanda de cada prefeito” do estado. Entre as medidas apresentadas estão a entrega de máquinas, equipamentos, ambulâncias e a destinação de recursos da Tabela SUS Paulista a hospitais municipais.
“Vocês podem e devem contar com o governo de São Paulo”, afirmou o governador. Em tom descontraído, brincou que, no jogo de futebol marcado para o encontro, “se o goleiro defender meu chute, não tem convênio”.
Papel de Kassab e da APM
Com a APM presidida pelo prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni (PSD), coube a Kassab comandar o protocolo: chamou autoridades ao palco, distribuiu elogios ao governador — “há unanimidade de que o senhor é nossa esperança” — e reforçou a defesa da PEC 25/2022, que eleva em 1,5 ponto porcentual o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Imagem: infomoney.com.br
Kassab, que também ocupa a Secretaria de Governo paulista, voltou a criticar a proposta federal de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil, alegando perda de arrecadação para as cidades.
Reaproximação com Rodrigo Garcia
No discurso, Tarcísio ainda chamou o ex-governador Rodrigo Garcia (sem partido) de “grande gestor” e “nosso sempre governador”, sinalizando reaproximação após a disputa eleitoral de 2022. Garcia articula espaço na futura chapa do atual governo para 2026.
Embora citado como potencial candidato ao Planalto, Tarcísio reiterou que, por ora, pretende buscar a reeleição em São Paulo.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita