...

Tesouro aponta São Paulo com menor fatia do orçamento para Saúde e Segurança entre os Estados

Imagem destacada - Tesouro aponta São Paulo com menor fatia do orçamento para Saúde e Segurança entre os Estados

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

São Paulo destinou, até o terceiro bimestre de 2025, a menor parcela de seu orçamento às áreas de Saúde e Segurança Pública entre todas as unidades da federação, segundo o Relatório Resumido de Execução Orçamentária dos Estados e do Distrito Federal, divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Tesouro Nacional.

Despesas por função

No comparativo proporcional ao total de despesas liquidadas, o Estado paulista aplicou 11% em Saúde e 5% em Segurança Pública — os percentuais mais baixos entre os 27 entes analisados. Na outra ponta, Tocantins (24%), Pernambuco (23%) e Roraima (21%) lideraram os desembolsos em Saúde, enquanto Minas Gerais (21%), Alagoas (16%) e Rio de Janeiro (16%) concentraram as maiores alocações em Segurança.

A educação recebeu as maiores fatias no Acre, Amapá e Paraná, todos com 24%. Já Rio de Janeiro (10%), Alagoas (11%) e Espírito Santo (11%) registraram os menores percentuais nessa função.

Em Previdência Social, Rio Grande do Norte (38%), Rio de Janeiro (27%) e Rio Grande do Sul (25%) tiveram os maiores compromissos. As menores participações ocorreram no Amapá (0%), Roraima (4%) e São Paulo (9%).

Demais indicadores

O relatório também mostra que Rio Grande do Norte (72%), Rio Grande do Sul (63%) e Mato Grosso do Sul (59%) lideraram a relação de despesas com pessoal sobre a receita total. Na ponta inferior ficaram Espírito Santo (41%), Amapá (42%), Maranhão (42%) e Piauí (42%).

Tesouro aponta São Paulo com menor fatia do orçamento para Saúde e Segurança entre os Estados - Imagem do artigo original

Imagem: valor.globo.com

Quanto aos investimentos, Piauí (16%), Espírito Santo (12%) e Pará (11%) destinaram os maiores percentuais do orçamento. Rondônia teve a menor taxa, de 1%, seguida por Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins, todos com 2%.

O Relatório Resumido de Execução Orçamentária compila informações enviadas pelos Estados e pelo Distrito Federal ao Tesouro Nacional e serve de base para o acompanhamento da saúde financeira dos entes subnacionais.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.