...

TJSP mantém condenação de banco por fraude com biometria facial

Imagem destacada - TJSP mantém condenação de banco por fraude com biometria facial

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio do Núcleo de Justiça 4.0 em Segundo Grau – Turma I, confirmou a sentença da 4ª Vara Cível de Mauá que responsabiliza um banco por prejuízos causados a uma correntista vítima de golpe envolvendo reconhecimento por biometria facial.

Pela decisão, a instituição financeira deverá restituir todos os valores debitados da conta corrente da cliente para pagamento de empréstimos contratados de forma fraudulenta. Os contratos foram declarados nulos e as dívidas consideradas inexigíveis.

Além da devolução dos valores, o banco foi condenado ao pagamento de R$ 5 mil a título de indenização por danos morais.

A Turma I entendeu que a falha na segurança do sistema de biometria facial do banco configurou descumprimento do dever de proteção de dados e de prevenção a fraudes, mantendo integralmente a decisão de primeira instância.

TJSP mantém condenação de banco por fraude com biometria facial - Imagem do artigo original

Imagem: valor.globo.com

Ainda cabe recurso.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.