...

Trump volta a criticar Coreia do Sul horas antes de encontro com Lee Jae-myung

Imagem destacada - Trump volta a criticar Coreia do Sul horas antes de encontro com Lee Jae-myung

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou novos ataques contra a Coreia do Sul nesta segunda-feira (25), poucas horas antes de sua primeira reunião com o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung. Em postagem na própria rede social, Trump afirmou, sem apresentar provas, que “parece haver um expurgo ou revolução na Coreia do Sul” e acrescentou que Washington “não pode permitir isso nem fazer negócios lá”.

As declarações aumentaram a tensão em torno do encontro, considerado crucial por Lee. O líder sul-coreano assumiu o cargo em junho, depois de uma eleição antecipada convocada pela destituição do ex-presidente conservador Yoon Suk Yeol, removido em dezembro após tentar impor lei marcial no país.

Aliada histórica dos Estados Unidos, a Coreia do Sul depende da presença de tropas norte-americanas e do guarda-chuva nuclear de Washington para sua segurança. Ao mesmo tempo, o governo de Lee tenta manter relações comerciais estáveis com a China, principal parceiro econômico de Seul.

A origem exata das críticas de Trump não foi esclarecida. No entanto, há meses apoiadores de Yoon solicitam que o ex-chefe da Casa Branca intervenha no que consideram uma perseguição “comunista” ao ex-presidente, atualmente julgado por incitação à insurreição. A ex-primeira-dama também enfrenta possível acusação formal por corrupção e suborno.

Em resposta às declarações de Trump, o ministro da Justiça sul-coreano, Jung Sung-ho, afirmou que o presidente norte-americano e outras autoridades em Washington receberam “informações distorcidas” sobre a situação política no país.

Trump volta a criticar Coreia do Sul horas antes de encontro com Lee Jae-myung - Imagem do artigo original

Imagem: Al Drago via valor.globo.com

Diferenças sobre gastos militares e comércio vêm testando a aliança de décadas entre Washington e Seul. Ao longo de seu mandato, Trump já classificou a Coreia do Sul como uma “máquina de fazer dinheiro” que se aproveita da proteção militar fornecida pelos Estados Unidos.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.