AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (16) que recebeu do líder chinês, Xi Jinping, a promessa de que Pequim não lançará uma ofensiva contra Taiwan enquanto durar seu mandato.
A afirmação foi feita em entrevista ao programa “Special Report”, da Fox News, concedida antes de Trump se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a invasão da Ucrânia por Moscou.
“Ele me disse: ‘Eu nunca farei isso enquanto você for presidente’”, relatou Trump, acrescentando ter respondido com agradecimento. Segundo o norte-americano, Xi também comentou ser “muito paciente” e destacou a mesma característica da China.
Trump e Xi realizaram a primeira ligação oficial do segundo mandato do republicano em junho. O presidente dos EUA afirmou ainda que recebeu outra ligação de Xi em abril, sem especificar a data exata.
Taiwan como ponto sensível
Em Washington, a embaixada chinesa classificou a questão taiwanesa como “a mais importante e sensível” nas relações entre os dois países. O porta-voz Liu Pengyu pediu que o governo dos EUA mantenha o princípio de “uma só China” e cumpra os três comunicados conjuntos assinados por Washington e Pequim.
Imagem: valor.globo.com
Liu solicitou que a Casa Branca trate “com prudência” os assuntos ligados a Taiwan para “proteger sinceramente” as relações bilaterais e assegurar a estabilidade no Estreito de Taiwan.
Embora seja o principal fornecedor de armamentos e aliado internacional da ilha, os Estados Unidos, assim como a maioria das nações, não mantêm laços diplomáticos formais com Taipei.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita