...

Trump fala em “grandes avanços” em tratativas com a Rússia para encerrar guerra na Ucrânia

Imagem destacada - Trump fala em “grandes avanços” em tratativas com a Rússia para encerrar guerra na Ucrânia

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Washington (17.ago.2025) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, em publicação em rede social, ter obtido “grandes avanços” nas negociações com a Rússia voltadas para um acordo de paz na Ucrânia. “Grandes avanços com a Rússia. Fiquem ligados”, escreveu o republicano, sem entrar em detalhes.

Para esta segunda-feira (18), está prevista uma reunião de Trump com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, e líderes europeus em território norte-americano.

O secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou que foram solicitadas concessões, mas se recusou a especificar quais, alegando que a divulgação poderia comprometer o processo diplomático.

Territórios em discussão

De acordo com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, a Moscou teria concordado em ceder cinco regiões atualmente ocupadas: Donetsk, Luhansk, Kherson, Zaporizhzhia e Crimeia. Witkoff deu a declaração à CNN.

Em outra frente, o presidente russo, Vladimir Putin, teria proposto encerrar o conflito mediante o reconhecimento definitivo do controle russo sobre Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia. A sugestão foi apresentada durante encontro com Trump no Alasca.

Segundo interlocutores, Trump demonstrou apoio a duas propostas vindas do Kremlin: a primeira garantiria a Moscou o domínio total das duas províncias mencionadas; a segunda congelaria a linha de frente nas demais áreas parcialmente controladas pelas tropas russas.

Trump fala em “grandes avanços” em tratativas com a Rússia para encerrar guerra na Ucrânia - Imagem do artigo original

Imagem: Julia Demaree Nikhinson via valor.globo.com

Reunião no Alasca

O encontro entre Trump e Putin, realizado no Alasca, durou cerca de três horas e terminou sem acordo formal de cessar-fogo. “Nada foi fechado”, declarou o presidente norte-americano em coletiva conjunta. Zelenski não participou das conversas.

Ainda assim, Trump classificou a reunião como “muito produtiva em várias formas” e disse ver “boa chance” de um entendimento futuro, enfatizando o alto número de mortes no conflito. Os dois líderes trocaram elogios diante da imprensa.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.