AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, reúnem-se nesta sexta-feira (15) na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca, para tratar de um possível acordo de cessar-fogo na guerra da Ucrânia.
Conteúdo do Artigo
ToggleInstalação estratégica
A unidade, criada em 2010 pela fusão da Base Aérea de Elmendorf com o Forte Richardson, foi empregada pelos EUA no monitoramento da União Soviética durante a Guerra Fria. Localizada a distâncias aéreas semelhantes de Washington e Moscou, a base é considerada ponto estratégico para operações na Ásia, no Ártico e na Costa Oeste.
Conhecida como Top Cover for North America (“Cobertura principal para a América do Norte”), a instalação ocupa 344 quilômetros quadrados e possui infraestrutura avaliada em US$ 15 bilhões.
Capacidades militares
No local opera a 3ª Ala da Força Aérea norte-americana, responsável por caças como o F-22 Raptor. Mais de 32 mil pessoas vivem ou trabalham na base, número que corresponde a cerca de 10% da população de Anchorage, segundo as Forças Armadas dos EUA.
Visitas presidenciais
A Elmendorf-Richardson já recebeu diversos líderes. Em 1971, abrigou a passagem do então presidente Richard Nixon e do imperador japonês Hirohito — a primeira visita de um monarca japonês em exercício a outro país. Em 1983, o presidente Ronald Reagan fez escala na unidade antes de seguir para Japão e Coreia.
Imagem: SeongJoon Cho via valor.globo.com
Barack Obama esteve na base em 2015, tornando-se o primeiro presidente dos EUA a cruzar o Círculo Polar Ártico em exercício. Mais recentemente, em 2023, o presidente Joe Biden participou ali de uma cerimônia em memória aos atentados de 11 de setembro de 2001.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita