AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, reúnem-se nesta sexta-feira (15) na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca, para tratar de um possível acordo de cessar-fogo na guerra da Ucrânia.
Conteúdo do Artigo
ToggleInstalação estratégica
A unidade, criada em 2010 pela fusão da Base Aérea de Elmendorf com o Forte Richardson, foi empregada pelos EUA no monitoramento da União Soviética durante a Guerra Fria. Localizada a distâncias aéreas semelhantes de Washington e Moscou, a base é considerada ponto estratégico para operações na Ásia, no Ártico e na Costa Oeste.
Conhecida como Top Cover for North America (“Cobertura principal para a América do Norte”), a instalação ocupa 344 quilômetros quadrados e possui infraestrutura avaliada em US$ 15 bilhões.
Capacidades militares
No local opera a 3ª Ala da Força Aérea norte-americana, responsável por caças como o F-22 Raptor. Mais de 32 mil pessoas vivem ou trabalham na base, número que corresponde a cerca de 10% da população de Anchorage, segundo as Forças Armadas dos EUA.
Visitas presidenciais
A Elmendorf-Richardson já recebeu diversos líderes. Em 1971, abrigou a passagem do então presidente Richard Nixon e do imperador japonês Hirohito — a primeira visita de um monarca japonês em exercício a outro país. Em 1983, o presidente Ronald Reagan fez escala na unidade antes de seguir para Japão e Coreia.
Imagem: SeongJoon Cho via valor.globo.com
Barack Obama esteve na base em 2015, tornando-se o primeiro presidente dos EUA a cruzar o Círculo Polar Ártico em exercício. Mais recentemente, em 2023, o presidente Joe Biden participou ali de uma cerimônia em memória aos atentados de 11 de setembro de 2001.
Com informações de Valor Econômico