...

Veranico previsto para terça-feira deve elevar termômetros em boa parte do país

Imagem destacada - Veranico previsto para terça-feira deve elevar termômetros em boa parte do país

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Um período de veranico — sequência de pelo menos quatro dias com temperaturas acima da média no outono ou inverno — começa a se instalar no Brasil a partir da próxima terça-feira, 19 de agosto. O fenômeno, impulsionado pela saída de uma massa de ar polar e pela entrada de ar mais quente e seco, deve manter o tempo firme e seco em amplas áreas do Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul até, pelo menos, 25 de agosto.

Calor atípico no Centro-Oeste e Sudeste

Entre terça (19) e quarta-feira (20), as máximas poderão superar 35 °C em vários pontos do Centro-Oeste, interior do Sudeste e norte do Paraná. A previsão indica até 40 °C em Cuiabá (MT) durante o auge do fenômeno. Em Goiânia (GO), a temperatura deve ultrapassar os 30 °C, enquanto Campo Grande (MS) pode atingir 33 °C, com umidade relativa do ar abaixo de 20 %.

No Sudeste, os termômetros devem ficar de 3 °C a 5 °C acima da média. São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) poderão registrar tardes acima dos 30 °C, embora as manhãs de domingo (17) ainda apresentem mínimas próximas de 10 °C em capitais como São Paulo e Curitiba (PR).

Condições regionais

Nordeste: o litoral segue com tempo instável. Recôncavo baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte podem registrar pancadas rápidas, com risco de chuva mais intensa principalmente na Bahia e no litoral pernambucano. O interior permanece quente e seco.

Norte: áreas do Amazonas, Roraima e norte do Pará continuam com possibilidade de pancadas moderadas a fortes e temporais localizados. Em Belém (PA), a máxima prevista é de 32 °C, com chuva no fim da tarde. Acre, Rondônia e Tocantins devem permanecer sob sol forte e tempo seco.

Sul: o calor será passageiro. A partir da segunda metade da semana, uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão muda o padrão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, trazendo chuva, ventos fortes e risco de temporais com granizo. Em alguns pontos gaúchos, rajadas podem alcançar 100 km/h.

Riscos à saúde e ao meio ambiente

A combinação de altas temperaturas e baixos índices de umidade — abaixo de 20 % em áreas do Centro-Oeste, interior do Sudeste e parte do Nordeste — eleva o perigo de queimadas e afeta a qualidade do ar, trazendo preocupação para a saúde da população.

Embora o veranico deva se estender até cerca de 25 de agosto, meteorologistas alertam para a possibilidade de novas incursões de ar frio antes do fim do inverno, em 22 de setembro.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.