...

Washington processa Trump por tentativa de assumir comando da polícia local

Imagem destacada - Washington processa Trump por tentativa de assumir comando da polícia local

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

A Procuradoria-Geral de Washington, D.C., entrou nesta quinta-feira, 15 de agosto, com uma ação federal contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionando a legalidade da nomeação do chefe da Administração de Combate às Drogas (DEA), Terry Cole, como “comissário de polícia de emergência” da capital.

O procurador-geral Brian Schwalb pede que a Justiça declare ilegal a medida que transfere o controle do Departamento de Polícia Metropolitana (MPD) para o governo federal. A petição foi protocolada poucas horas depois de Trump editar a ordem que concede a Cole todos os poderes de um chefe de polícia.

Juíza demonstra ceticismo

Durante audiência de emergência realizada no mesmo dia, a juíza distrital Ana Reyes questionou a base legal da intervenção. “Ainda não entendo em que o presidente se apoia para dizer ao departamento de polícia que nada pode ser feito sem sua permissão”, disse, dirigindo-se a um representante do Departamento de Justiça.

Posição da Casa Branca

Em nota, a porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, afirmou que “o governo Trump tem autoridade legal para assumir o controle da polícia de D.C., necessária diante da emergência instaurada pela falha de liderança local”.

Justificativa de segurança

Na segunda-feira, Trump anunciara o envio de centenas de membros da Guarda Nacional para patrulhar a capital e justificou a intervenção alegando “emergência criminal” na cidade. Dados oficiais indicam que os crimes violentos subiram em 2023, mas vêm recuando rapidamente desde então.

Agências federais como FBI e DEA já realizam patrulhas e prisões nas ruas de Washington. Na quarta-feira, a secretária de Justiça, Pam Bondi, publicou ordem formalizando a transferência de comando do MPD para Terry Cole.

Washington processa Trump por tentativa de assumir comando da polícia local - Imagem do artigo original

Imagem: Julia Demaree Nikhinson via valor.globo.com

Escalada política

Além de Trump, o processo cita Bondi, Cole e outros integrantes do governo. A iniciativa aumenta o atrito entre a secretária de Justiça e a prefeita da cidade, Muriel Bowser, que disputam o controle das forças de segurança locais.

Trump também sugeriu a possibilidade de adotar medidas semelhantes em outras cidades administradas por democratas, parte de um esforço para ampliar poderes presidenciais em seu segundo mandato.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.