...

xAI entra na Justiça dos EUA contra Apple e OpenAI por suposto monopólio em IA e smartphones

Imagem destacada - xAI entra na Justiça dos EUA contra Apple e OpenAI por suposto monopólio em IA e smartphones

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

A xAI, startup de inteligência artificial fundada pelo bilionário Elon Musk, abriu um processo contra a Apple (BDR: AAPL34) e a OpenAI em um tribunal federal dos Estados Unidos nesta segunda-feira (25).

Na ação, a empresa alega que as duas gigantes teriam conspirado para prejudicar a concorrência e preservar um monopólio nos mercados de smartphones e de inteligência artificial generativa.

A iniciativa acontece poucas semanas após Musk ter ameaçado processar a Apple. Em publicação no X (ex-Twitter) no início de agosto, o empresário afirmou que a fabricante do iPhone estaria adotando práticas que tornariam “impossível” qualquer startup de IA, exceto a OpenAI, alcançar destaque na App Store.

O processo ainda está em fase inicial, e detalhes sobre pedidos de indenização ou medidas cautelares não foram divulgados. A Apple e a OpenAI não comentaram o caso até o momento desta publicação.

O tribunal federal responsável pelo julgamento também não estipulou prazo para a primeira audiência, e a xAI informou, por meio de assessoria, que o caso “segue em atualização”.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.