AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A xAI, startup de inteligência artificial fundada pelo bilionário Elon Musk, abriu um processo contra a Apple (BDR: AAPL34) e a OpenAI em um tribunal federal dos Estados Unidos nesta segunda-feira (25).
Na ação, a empresa alega que as duas gigantes teriam conspirado para prejudicar a concorrência e preservar um monopólio nos mercados de smartphones e de inteligência artificial generativa.
A iniciativa acontece poucas semanas após Musk ter ameaçado processar a Apple. Em publicação no X (ex-Twitter) no início de agosto, o empresário afirmou que a fabricante do iPhone estaria adotando práticas que tornariam “impossível” qualquer startup de IA, exceto a OpenAI, alcançar destaque na App Store.
O processo ainda está em fase inicial, e detalhes sobre pedidos de indenização ou medidas cautelares não foram divulgados. A Apple e a OpenAI não comentaram o caso até o momento desta publicação.
Imagem: REUTERS via infomoney.com.br
O tribunal federal responsável pelo julgamento também não estipulou prazo para a primeira audiência, e a xAI informou, por meio de assessoria, que o caso “segue em atualização”.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita