AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O mercado de trabalho brasileiro apresentou melhora disseminada entre abril e junho de 2025. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 27 unidades da federação registraram queda na taxa de desemprego na comparação com o primeiro trimestre do ano.
Os dados foram detalhados nesta sexta-feira (15) pelo analista do IBGE William Kratochwill durante a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua). Segundo o instituto, 18 das reduções observadas foram estatisticamente significativas, ou seja, ficaram fora da margem de erro da pesquisa.
O levantamento também indica que 12 Estados, entre eles São Paulo, alcançaram no segundo trimestre seus menores índices históricos de desocupação. “Os números são muito positivos para o país em todas as unidades da federação”, afirmou Kratochwill.
Para o analista, o comportamento do mercado de trabalho em 2025 foge ao padrão de anos anteriores. Ele destacou que o nível de atividade se manteve aquecido após o fim de 2024, conseguindo absorver boa parte dos trabalhadores temporários contratados no período.
Imagem: valor.globo.com
“Os dados mostram um mercado de trabalho resistente a pioras, um mercado positivo”, resumiu Kratochwill.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita