...

IBGE aponta recuo do desemprego nas 27 unidades da federação no 2º trimestre

Imagem destacada - IBGE aponta recuo do desemprego nas 27 unidades da federação no 2º trimestre

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O mercado de trabalho brasileiro apresentou melhora disseminada entre abril e junho de 2025. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 27 unidades da federação registraram queda na taxa de desemprego na comparação com o primeiro trimestre do ano.

Os dados foram detalhados nesta sexta-feira (15) pelo analista do IBGE William Kratochwill durante a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua). Segundo o instituto, 18 das reduções observadas foram estatisticamente significativas, ou seja, ficaram fora da margem de erro da pesquisa.

O levantamento também indica que 12 Estados, entre eles São Paulo, alcançaram no segundo trimestre seus menores índices históricos de desocupação. “Os números são muito positivos para o país em todas as unidades da federação”, afirmou Kratochwill.

Para o analista, o comportamento do mercado de trabalho em 2025 foge ao padrão de anos anteriores. Ele destacou que o nível de atividade se manteve aquecido após o fim de 2024, conseguindo absorver boa parte dos trabalhadores temporários contratados no período.

IBGE aponta recuo do desemprego nas 27 unidades da federação no 2º trimestre - Imagem do artigo original

Imagem: valor.globo.com

“Os dados mostram um mercado de trabalho resistente a pioras, um mercado positivo”, resumiu Kratochwill.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.