AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na sexta-feira (data não especificada) que o líder chinês, Xi Jinping, assegurou-lhe que Pequim não lançará uma ofensiva contra Taiwan enquanto o republicano ocupar a Casa Branca.
A declaração foi feita em entrevista à emissora Fox News, concedida pouco antes de Trump se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar da guerra na Ucrânia.
“Xi me disse: ‘Nunca farei isso enquanto você for presidente’. Eu respondi que apreciava, e ele completou: ‘Sou muito paciente, e a China é muito paciente’”, afirmou o ex-mandatário.
Trump ressaltou que não acredita em uma ação militar chinesa contra a ilha no período de seu mandato, mas acrescentou: “Veremos”. Segundo o republicano, a primeira conversa telefônica confirmada com Xi em seu segundo mandato ocorreu em junho. Ele também mencionou uma ligação do líder chinês em abril, sem detalhar a data exata.
A China considera Taiwan parte de seu território e já declarou estar disposta a usar a força para promover a reunificação. A ilha, que mantém governo próprio e sistema democrático, rejeita a reivindicação de soberania de Pequim.
Imagem: infomoney.com.br
Em nota divulgada na sexta-feira, a embaixada chinesa em Washington classificou a questão taiwanesa como “a mais importante e sensível” nas relações entre os dois países. O porta-voz Liu Pengyu cobrou que Washington respeite o princípio de “uma só China” e os três comunicados conjuntos, trate o tema “com prudência” e proteja a estabilidade no Estreito de Taiwan.
Embora seja o principal fornecedor de armas e aliado internacional de Taiwan, os Estados Unidos — assim como a maioria dos países — não mantêm relações diplomáticas formais com a ilha.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita